Notícia

01 de Setembro, 2018

Papa Francisco convida a todos para oração "casa comum"

Dia 1° de setembro é celebrado o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

Na última quarta-feira (29), ao final da Audiência Geral, o Papa Francisco recordou que em 1° de setembro celebra-se o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, realizado em união com os ortodoxos e a adesão de outras comunidades cristãs.

 

Uma mensagem do Pontífice será publicada para esta ocasião, sobre a água como bem primário a ser tutelado e colocado à disposição de todos.

 

Tempo da Criação

Diversas iniciativas estão sendo organizadas em todo o mundo para celebrar este Dia, inclusive no Brasil. Na verdade, significa a primeira de uma série de eventos intitulada “O Tempo da Criação”.

 

Este “Tempo” estará sendo celebrado de 1º de setembro até 4 de outubro, Festa de São Francisco de Assis, santo padroeiro da ecologia em muitas tradições. O tema deste ano é: “Caminhando juntos”.

 

Patriarca Ecumênico

O dia 1º de setembro foi proclamado como um dia de oração pela criação na Igreja Ortodoxa Oriental, pelo Patriarca Ecumênico Dimitrios I, no ano de 1989. A data passou a ser adotada por outras denominações cristãs europeias em 2001 e pelo Papa Francisco em 2015.

 

Nas Filipinas, por exemplo, o arcebispo de Manila, card. Luis Antonio Tagle, vai celebrar uma missa pela criação; na Suíça, haverá uma celebração anglicana num riacho poluído; nos Estados Unidos, religiosas rezarão nas proximidades de região radioativa.

 

Já em Assis, será divulgada no sábado uma Declaração ecumênica conjunta, com uma atenção especial aos mais vulneráveis para reforçar ainda mais o chamado à unidade entre os cristãos diante da atual crise ecológica. A Declaração será divulgada no âmbito de um evento inédito que unirá cristãos de todo o mundo em prol do meio ambiente.

 


Fonte: Amex, com Vatican News